top of page

Plano Real soluciona inflação

Depois do término do regime militar, a inflação era de 50% ao ano, originando assim o desequilibro da economia nacional

Vasco Suamo

A inflação é definida como a subida descontrolada de preço. Por mais de 20 anos, o Brasil viveu um governo de ditatura militar, que foi marcado com grandes construções que facilitavam a circulação de pessoas e bem e um grande avanço econômico. Na governação militar, a economia brasileira teve um disparo, que chegou tomar o título de oitava maiores do mundo. Neste governo, o Brasil recebeu muito investimentos estrangeiros, e ao mesmo tempo o país aumentava da dívida externa.

A politica econômica é muito é mais importante do que um conjunto de medidas feitas para sarar os problemas permanentes de um processo histórico marcado por panos que não tiveram êxito. Após a ditadura, isso no meio dos anos 80, o Brasil viveu a maior inflação já mais vistas na história do País. Segundo Miria Silva, dona de casa, nos anos 80 era difícil fazer compras, o preço dos produtos não tinham um valou fechado, os preços mudavam em cada hora, deixando assim o consumidor sem saída. Era muito complicado, você ia ao mercado pela manha comprava o produto, quando voltavas depois de uma hora o preço era outro. Como medida eu fazia com para o mês todo, conta.

Bruno Younes, historiador, afirma que para melhor entendermos a crise e os planos econômicos da década de 80, primeiramente resgatar o processo histórico de desenvolvimento feito pelos ditadores nos anos passados, quando o modelo económico foi marcado do país foi marcado pela falta de planejamento e continuidade das ações dos governantes, com finalidade de gerenciar e regularizar a economia.

O processo inflacionário brasileiro na época era complicado. Para Alexandre Coelho economista, primeiramente devemos reconhecer que durante os anos que o Brasil viva o regime militar, os planos nacionais de desenvolvimento originou o tão famoso milagre económico. Que foi elaborado com base no controle do processo de produção da indústria nacional. Processo este que foi proveitoso para o consumo entre as famílias.

Em 1973, o país viveu uma inflação de 34%, originado por grande endividamento nacional para o funcionamento da economia, e sem deixar de fora a crise do petróleo que o país viveu na mesma década.

Já nos anos 80, Mário Henrique, e Antônio Delfim, economistas e ministros de planejamento, defendiam um ajuste para dominar a inflação, fazendo também um ajuste externo. Com este pensamento, foi então forçado a emissão de moeda, que não teve grande êxito.

Anos depois, teve então as eleições presidências de forma direta, que entrou com planos para combater a inflação. O Plano Collor de substituição da moeda cruzado para o novo cruzeiro em 1990, originou um golpe para a economia nacional, pelo fato do rapto da poupança. Em 1994, como combate da inflação foi implementado o Real, que acarretava várias receitas. Real trousse a indexação da moeda, que até os dias de hoje congela o sistema inflacionário.

bottom of page