A participação ativa dos jovens na história do Brasil
Thaís Oliveira
Os jovens no período da Ditadura Militar se opuseram a todo tipo de repreensão que lhes era imposto na época. Lutaram intensivamente contra os militares, saíram às ruas nas manifestações, participaram dos movimentos estudantis apoiados pela União Nacional dos Estudantes, foram os principais disseminadores dos movimentos culturais e musicais desse período e, até mesmo na moda, eles encontraram uma forma de se rebelar contra o regime politico, criando assim sua própria moda, porque nessa época o interessante era a liberdade de não estar condicionado a nenhum padrão imposto previamente.
Veja aqui o álbum desse período da história.
Desde a década de 60, até os dias atuais, os jovens se levantam para defender causas que eles consideram importantes para a sociedade, visando um futuro melhor. A ditadura acabou, mas as injustiças e impunidades nunca têm fim.
Em junho do ano passado uma onda de manifestações tomou conta de vários estados do Brasil. Devido ao aumento da tarifa do transporte público (de R$3,00 para R$3,20), o “Movimento Passe Livre” organizou protestos com o intuito de fazer com que a passagem voltasse a seu preço normal. E mais uma vez os jovens tomaram a frente dos movimentos e foram para as ruas do país para lutar pelos seus direitos. A luta já não era mais pelos 20 centavos e sim por melhores condições de saúde, educação e segurança, dentre outras causas.