top of page

“Ditadura da felicidade”: um reflexo indireto do regime militar nos dias de hoje

Maicon de Almeida

A banda paraense Aeroplano, formada por Eric Alvarenga, Bruno Almeida, Felipe Dantas, Diego Fadul e Erik Lopes já acumula, ao longo de 7 anos, participações em grandes festivais, presença em coletâneas de distribuição nacional, dois EP's, um disco full, além de uma mini tour pelo estado de São Paulo.

No currículo, o quarteto leva participações nos festivais Memorial do Rock, Se Rasgum, FestRock Pará, FestRock Barcarena, BELROCK, Festival da Cultura de Portel, o Festival Quebramar de Música Independente (Macapá-AP), Fórum Social Mundial, Noite Senhor F - Belém e Projeto Música na Estrada.

Atualmente lançaram um novo álbum, intitulado “Ditadura da Felicidade”. O projeto exigiu que a banda ficasse 10 meses sem fazer shows, para que fosse finalizado. Os integrantes afirmam que não planejaram fazer referência à Ditadura que aconteceu no Brasil, mas como o nome remete a um passado historicamente lembrado por todos, foi difícil não associar o novo álbum da banda com o regime militar. ”A Ditadura a que nos referimos é relativa aos paradigmas sociais, manutenção das formas de se viver, o dever ser, dever parecer, modelos familiares, formas de orientação sexual, modo de vida, situações em que o indivíduo se vê compelido pela sociedade a viver uma vida que ele não escolhe e se escolhe sofre as sanções sociais.”, explica Diego Fadul, integrante da banda.

Todas as músicas do álbum foram compostas pelos membros. Das 10 faixas do disco, 9 são de letra de Eric Alvarenga e uma (faixa 11) é de Diego. Já na música de entrada o refrão transmite uma mensagem de que, finalmente, vivemos tempos melhores: “Guarde a sua tristeza, não há mais lugar para a solidão”.

“Rabugem”, “Em Defesa da Família” e “Drogaditos” são outras faixas que transmitem uma sensação paralela dos tempos do regime com a atualidade. Mesmo com as possíveis associações, a banda explica que não existe uma referência direta ao Tropicalismo, apesar disso, Diego afirma. “Na nossa formação cultural certamente a tropicália é importante.”

O segundo álbum da banda Aeroplano, “Ditadura da Felicidade” tem sido muito bem aceito pelo público. “Está surpreendendo nossas expectativas. A venda do disco está num número bom e continua crescendo e já temos boas respostas de meios da imprensa e crítica”, finaliza o paranaense.

CONFIRA O ÁLBUM “DITADURA DA FELICIDADE”

bottom of page