As faces do tempo de chumbo
Thaís Oliveira
Muitas mulheres participaram ativamente dos movimentos de resistência ao Regime Militar, mas muitas não saíram dos porões para contar. Outras, porém, fizeram história, resistiram ao pau de arara, as surras de palmatória, aos socos, às discriminações raciais, aos abusos sexuais e morais. Estas mulheres resistiram com peito de aço a todo tipo de chumbo e opressão sofridos nessa época. Suas histórias continuaram sendo contadas e serviram de exemplo para as mulheres dos dias atuais e vindouros.
Abaixo algumas faces que fizeram história na época da Ditadura:
Iara Iavelberg, nasceu numa rica família judia paulistana e aos 16 anos já estava casada. O casamento, com um médico, durou apenas três anos, após a separação ela decidiu entrar na militância política e estudar psicologia na Universidade de São Paulo. Separada e com os seus vinte e poucos anos virou adepta do amor livre, moda na época. Entre um de seus casos esteve com o líder estudantil José Dirceu. Tornou-se companheira de Carlos Lamarca, um dos principais líderes da oposição armada ao governo militar no Brasil, até morrer num cerco de agentes de segurança em Salvador, Bahia, em agosto de 1971.
Elke Maravilha, nome artístico de Elke Georgievna Grunnupp, uma manequim, modelo e atriz nascida na Rússia, naturalizada como alemã, mas que vive no Brasil desde a infância. Em 1972, estava no Aeroporto Santos Dumont quando viu um cartaz de procurados políticos pela ditadura militar. No cartaz estava a foto de Stuart Angel, filho de Zuzu. Elke retirou o cartaz da parede e o rasgou. Esse simples ato de revolta lhe causou a prisão.
Leila Diniz formou-se em magistério, mas exercia a profissão de atriz, atuando em teatros e TV. Em 1971 ficou grávida, e sambou na cara da sociedade ao aparecer de biquíni, exibindo orgulhosa o seu barrigão. Leila quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a uma gravidez de biquíni na praia, e chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite. Considerada uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções, foi alvo de protesto e indignação por causa do seu gesto, muitos entenderam que ela estava debochando da maternidade e afrontando a Virgem Maria.
Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee, cantora, compositora e instrumentalista brasileira. A história de Rita se confunde com a época mais criativa e produtiva do Brasil: o tropicalismo. Nos anos 60 e 70 ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso resistiram à censura da época, deixando suas mensagens através da música e do estilo
Zuleika Angel Jones, mais conhecida como Zuzu Angel, foi uma estilista brasileira que contribuiu para o desenvolvimento da moda no país. Mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel, ela se tornou uma personagem notória do Brasil na época da Ditadura Militar. Ficou conhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho inovador como estilista de moda, mas também por sua procura pelo filho, militante, assassinado pelo governo e transformado em desaparecido político. Enfrentou as autoridades da época e levou sua busca a se tornar conhecida no exterior.
Lina Bo Bardi, autora dos projetos do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp) entre outros, enfrentou atritos com o regime autoritário em mais de uma ocasião. Na década de 1970 os militares chegaram a decretar sua prisão preventiva. A prisão preventiva se devia ao fato de Lina ter emprestado sua casa para uma reunião. Para os militares, porém, não foi uma reunião comum. Eles acusaram a arquiteta de abrigar o encontro de uma organização de esquerda que atuava na clandestinidade.
Dilma Vana Rousseff, tornou-se uma socialista durante a sua juventude, e na sequência do golpe militar de 1964 se juntou a vários de esquerda e marxistas de guerrilha urbana, grupos que lutaram contra a Ditadura Militar. Rousseff foi capturada e presa entre 1970 e 1972, e sofreu graves torturas. Depois de sua libertação, Dilma reconstruiu sua vida em Porto Alegre com Carlos Araújo, que seria seu parceiro por 30 anos. Atualmente é presidente do Brasil a primeira mulher a ocupar o cargo.
Confira aqui a galeria de fotos.